Manual de Marca: Entenda a grande importância desse documento

O manual de marca é um documento com informações técnicas e observações do projeto de identidade visual para manter um padrão visual. Esse manual vai guiar todos os profissionais que tiverem contato com o universo visual da marca.

manual de marca do spotify em formato de livro, com páginas abertas e a capa

Já parou para pensar como se aplica uma identidade visual na vida real? Quando falamos de identidade visual, estamos nos referindo a um universo que pode ter vários elementos como: cartão de visita, outdoor, envelope, timbrado, ilustrações, posts para redes sociais, site, roupas, embalagem, entre muitas outras aplicações. Com esse tanto de material, fica difícil manter a qualidade e o padrão de design igual para tudo, se não tiver um guia para te ajudar.

Como então não ficar perdido na hora H de tirar o seu projeto do papel e trazer para a realidade com um padrão em todos os materiais?

Para alcançar essa confiança e estabilidade, você precisa de um projeto que vai manter a comunicação constante ao longo do tempo com as cores exatas, tipografia correta, template e elementos gráficos pregnantes. É essencial que você respeite todas as diretrizes para não se perder com a identidade do negócio com o passar dos anos.

Neste post irei mostrar o papel fundamental do manual de marca. Você vai saber como um manual de marca pode te fazer economizar dinheiro, tempo e evitar dor de cabeça. E ainda mais, deixar fixo a identidade da sua empresa na mente das pessoas com um design de qualidade em todas as peças físicas e digitais do seu negócio.

Vem comigo e confira esse conteúdo incrível!

Afinal, o que é manual de marca?

O manual de marca é basicamente um documento que explica como o projeto que o seu Designer criou vai ser utilizado. Vai ajudar a manter o padrão visual da sua empresa, a comunicação da marca e vai facilitar o trabalho de outro fornecedor a manter a integridade do projeto.

O manual de marca pode ser dividido em três partes:

  1. Comunicação com o público
  2. Comunicação direcionada aos designers
  3. Comunicação direcionada aos fornecedores

Vamos analisar com detalhe cada uma delas:

1- Comunicação com o público

Nessa primeira parte do manual, o direcionamento vai estar relacionado com o público-alvo da marca. É uma parte conceitual, onde vai estabelecer como a marca deve se posicionar no mercado e alguns dados importantes. Algumas informações interessantes nessa parte são:

  • Missão, Visão e Valores
  • Posicionamento
  • Estratégias
  • Diferenciais em relação a concorrência
  • Dados mercadológicos
  • Público-alvo
  • Conceitos utilizados

Dependendo do tamanho da empresa, essa parte pode ser maior ou menor. Mas é essencial que tenha esses conceitos bem definidos para que o projeto seja rentável a longo prazo.

2- Comunicação direcionada aos designers

Nesta parte vai conter algumas informações técnicas. Elas vão ser necessárias para que outro designer consiga trabalhar no projeto, caso você precise de outro serviço no futuro.

Alguns itens que fazem parte dessa etapa são:

  • Versões do logotipo
  • Espaço de respiro
  • Dimensões mínimas
  • Recomendações de uso
  • Proibições
  • Cores
  • Tipografia

3- Comunicação direcionada aos fornecedores

E por último, essa é a parte destinada aos fornecedores. Vai trazer alguns requisitos para viabilizar o processo de produção das peças de comunicação.

O fornecedor pode ser uma gráfica, uma estamparia ou outro estabelecimento para peças personalizadas. E essas informações vão ajudar na confecção de uniformes, cartão de visita, banner, impressão de caneca, brindes, embalagens, entre outras peças. Cada projeto vai ter as suas particularidades.

O manual de marca é realmente importante?

Sim! O manual de marca é muito importante e essencial para o projeto de identidade visual do seu negócio. Você já sabe que o manual vai garantir a aplicação correta da marca, mas o que talvez você não tenha pensado, é que isso vai evitar você perder dinheiro com aplicações mal feitas!

Confira a seguir os principais benefícios para a sua empresa, quando ela tem um manual de marca.

Orientação para utilizar corretamente os elementos para identificar marca

Uma marca forte necessita de coerência e uniformidade. Sendo assim, é criado um sistema visual que garante que todos os elementos estejam integrados em todas as manifestações gráficas, o famoso manual de marca. O manual vai facilitar a aplicação e assimilação por parte do público.

Garantir reconhecimento da marca pelo público

A forma como as aplicações da identidade visual são feitas vai influenciar muito na pregnância que a sua marca vai ter nos clientes. É muito desagradável para a reputação de uma empresa criar uma confusão na mente do cliente, pois cada material gráfico ou digital tem um design diferente do outro. Por isso, manter um padrão visual, respeitar as cores, usar corretamente a hierarquia tipográfica e aplicar os grafismos de forma certa, vai garantir uma comunicação visual muito eficaz com o público e ser reconhecida em campanhas de publicidade, embalagens, etc.

Evitar gastos com erros

Imagine solicitar a criação de várias peças impressas em uma gráfica, e na hora de conferir o material finalizado você percebe que as cores, o template, as tipografias não tem nada a ver com a identidade visual da sua empresa. Esse tipo de erro é mais comum do que você imagina. Essa situação gera um prejuízo enorme para o negócio, pois tem um trabalho desgastante para imprimir tudo de novo. Com a padronização do manual de marca, você reduz esses erros e economiza dinheiro.

Quais exemplos para serem seguidos de manual de marca?

Toda empresa grande tem um manual de marca detalhado e com informações muito precisas de como utilizar a identidade visual e como a comunicação vai ser assertiva com o público-alvo.

Quando analisamos as marcas mais famosas no mundo, as características visuais dessas marcas ficam muito claras e perceptivas. Tudo isso graças ao manual de marca.

Eu separei para você 5 ótimos exemplos de como deve ser um manual de marca, confira:

  1. Manual da oi
  2. Manual do Xbox
  3. Manual do Spotify
  4. Manual da Microsoft
  5. Manual do McDonald’s

Esses são ótimos exemplos a serem seguidos de manual de marca. É claro que tudo vai depender do tamanho do seu negócio e do tamanho do projeto. A complexidade, o nível de detalhes e informações varia de empresa para empresa.

O manual de marca é um documento muito importante para o bom funcionamento da sua empresa, tanto na parte visual, quanto nas estratégias de comunicação com o cliente.

Agora que você já sabe o que é um manual de marca, acesse também o nosso artigo sobre o que é identidade visual e enriqueça o seu conhecimento sobre o assunto.

1 comentário em “Manual de Marca: Entenda a grande importância desse documento”

  1. Pingback: O que é Identidade Visual: O essencial para o seu negócio

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