Diferença entre Logotipo e Identidade Visual

De uma maneira bem simples de entender essa diferença, a identidade visual é o universo e o logotipo é só um elemento dentro desse universo. Dentro da identidade visual nós temos o logotipo, tipografia, cores, grafismos, papelaria, elementos gráficos, ícones, ilustrações, etc.

Mesa de trabalho do designer com tablet e notebook e café.

Há muitas dúvidas quando uma pessoa está em busca de profissionalizar a cara do seu negócio em relação aos termos do design. A principal delas é sobre o que eu realmente preciso para o meu negócio, uma identidade visual ou um logotipo?

Afinal, o que é logotipo? O que é identidade visual? Não seria a mesma coisa ter uma identidade visual e um logotipo? Essas e outras dúvidas são recorrentes no meio de empreendedores.

Para você entender a diferença entre esses termos, é importante saber que o logotipo sozinho não funciona. Se você está pensando que só um simples logo vai ser o bastante para a sua empresa, você está cometendo um erro grave. Cuidado!

Se você quer que o logotipo da sua empresa funcione de verdade e fique na memória das pessoas, você precisa de uma identidade visual.

Sabe por quê?

Se eu falar com você qual banco tem o cartão roxinho, qual marca viria em sua mente? Se eu perguntar qual marca de refrigerante tem a cor vermelha, qual você diria? Percebeu que muitas vezes não é necessariamente o logotipo a parte mais pregnante de uma empresa?

Por isso, é importante um universo visual para conversar com o logotipo e passar uma mensagem clara, eficiente e ficar na memória do seu cliente.

Para ficar ainda mais claro, vou te apresentar alguns exemplos de identidade visual e logotipo para você ver as particularidades de cada um.

Vem comigo!

Exemplos de identidade visual

Aqui no nosso blog temos um post que explica bem detalhado o que é identidade visual. Recomendo muito que você leia ele, para saber todos os benefícios que uma identidade visual pode te oferecer.

Confira esses exemplos de identidade visual:

Moodboard com a identidade visual da nubank
Moodboard com a identidade visual da nike
Moodboard com a identidade visual da natura

Nessas imagens podemos perceber a complexidade que é um projeto de identidade visual. Temos vários elementos visuais, direção de fotografia, ilustrações, e muito mais. Você percebe que o logotipo é apenas um dos elementos que faz parte de algo maior?

Exemplos de logotipo

Antes de mostrar os exemplos de logotipos, vou te apresentar alguns tipos de logotipo, pois acredite, eles não são todos iguais.

Logotipo 

Pode parecer confuso. Mas essa denominação de Logotipo é dada para aqueles logos que são representados apenas por letras. Ou seja, o logotipo é formado apenas por tipografia.

Exemplos:

Exemplos de logotipo, logo da sony, canon, disney, vans, uber e vans

Isotipo

É aquele logo que só tem o símbolo. Isotipos são aqueles logos que o símbolo é muito forte e apresenta o conceito da marca de forma visual sem precisar de letras.

Exemplos:

Exemplos de isotipo, logo da pepsi, apple, nike, google chrome, lacoste, starbucks, twitter, shell

Imagotipo

Já o imagotipo é aquele logo que apresenta tanto letra quanto o símbolo juntos. É o logo composto. Mesmo com dois elementos, símbolo e tipografia, eles podem funcionar sozinhos quando estiverem separados.

Exemplos:

Exemplos de imagotipo, logo da adidas, amazon, dove, spotify, natura e carrefour

Então é basicamente essa a diferença entre a identidade visual e o logotipo. Lembre-se que para um projeto completo e que vai gerar resultados a longo prazo, sempre escolha a construção de uma identidade visual. O logotipo é bem complexo também e uma das partes mais importantes do seu negócio, mas ele sozinho não vai fazer milagre!

Não é por acaso que as grandes empresas de sucesso tem uma identidade visual tão bem pensada e alinhada estrategicamente com o conceito da empresa.

No nosso artigo sobre identidade visual, eu conto um pouco sobre uma empreendedora famosa que quase faliu por um erro na escolha da identidade visual dela. Clique aqui e veja o artigo completo!

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