Como incluir a Identidade Visual da sua empresa no Instagram

A identidade visual é o primeiro contato que o cliente vai ter com a sua empresa. O uso correto do universo visual da identidade vai atrair os clientes certos e muito mais que isso, vai permanecer na memória deles.

celular na mão de uma pessoa com o feed do instagram

De acordo com as estatísticas gerais do instagram, são mais de 1.20 bilhões de usuários ativos mensais e mais de 500 milhões de usuários ativos diários. O instagram é o 7° site mais visitado do mundo. Com esses dados, você pode perceber que só criar um perfil sem relevância e sem autoridade não vai adiantar de nada, será só mais uma conta no meio de milhões.

Por isso, a sua empresa deve buscar meios de se destacar no meio da multidão.

Para alcançar esse diferencial você precisa investir na identidade visual do seu negócio e incluir os elementos visuais que caracterizam a sua empresa para dentro das redes sociais.

Este post foi criado com a intenção de te ajudar nessa tarefa desafiadora. Você vai ter dicas práticas de como manter uma identidade visual atrativa no seu Instagram e também aplicar isso em outras redes sociais.

Pronto para esse conteúdo incrível? Então vem comigo!

O que é identidade visual para instagram

Aqui no nosso blog já temos um post onde explicamos com detalhes o que é identidade visual, se você quer enriquecer o seu conhecimento no assunto leia esse post sensacional.

Resumidamente, a identidade visual de uma empresa tem o papel de transmitir a ideia de um negócio através de imagens, cores, elementos gráficos, tipografias, logo, etc.

No caso específico de identidade visual para o Instagram, temos alguns requisitos para levar em consideração. Um deles é a organização do feed e como deixar os conteúdos harmônicos e interessantes para atrair a atenção do público.

A importância de uma boa identidade visual

Assim como foi dito no início deste artigo, a identidade visual da sua empresa é o primeiro contato que o cliente vai ter com o seu produto ou serviço. É como o ditado popular diz: a primeira impressão é a que fica.

Através da identidade visual que você vai construindo a percepção da sua empresa. É preciso usar com muita sabedoria todos os elementos visuais da identidade dentro dos posts do instagram e construir um feed organizado e agradável para as pessoas.

Eu trouxe dois ótimos exemplos de como um feed bonito, organizado, com personalidade e estratégia fazem toda a diferença para promover a empresa.

Nubank

identidade visual do instagram da nubank

A Nubank utiliza muito bem todos os recursos para transmitir a essência da marca e isso é nítido no perfil deles.

As cores são o que mais chamam atenção quando você entra no perfil. A disposição dos elementos, a organização do feed, as ilustrações e até a edição das fotografias são muito marcantes. Levando isso em consideração, quando aparece um post da Nubank na página inicial já dá para identificar de qual empresa se trata.

Itaú

identidade visual do instagram do itaú

No caso do Itaú, a principal característica deles é a manipulação de fotos. É quase impossível não reconhecer uma propaganda do itaú, mesmo sem aparecer o logotipo.

A empresa também apostou em utilizar ilustrações em 3D e isso trouxe um diferencial para a empresa e para o ramo financeiro.

Com esses exemplos, você consegue perceber que para ser lembrado e atrair o público desejado, é necessário investir em uma identidade visual adequada e uma boa estratégia para as redes sociais.

Como ter o feed perfeito no Instagram

Cada empresa tem as suas características e a sua essência. O profissional Designer é responsável por materializar esses conceitos em algo visível na identidade visual. Os elementos visuais que identificam a empresa precisam se manter constantes no feed do instagram.

Além disso, quando o assunto são redes sociais, a parte estética não deve ser a única preocupação da empresa. Se você quer conquistar mais seguidores e mantê-los consistentes e engajados nas suas publicações, é preciso contar uma história através do seu perfil.

 A estratégia de conteúdo vai ser a parte definitiva para as pessoas verem a sua empresa como autoridade no mercado.

Confira algumas dicas para construir um feed muito atraente e relevante!

Defina a paleta de cores

As cores da identidade visual precisam estar presentes e manter o padrão em todos os posts do perfil. Por esse motivo, é muito importante ter uma paleta de cores harmônica e ter opções de cores secundárias para fazer publicações chamativas e bonitas sem ficar tão monótono.

A Nubank usa muito bem a paleta de cores. Mesmo que eles tenham uma variedade de cores para trabalhar, o roxo ainda é predominante e o público associa facilmente a cor à empresa.

Estabeleça a hierarquia tipográfica

A hierarquia tipográfica é essencial para posicionar o texto do seu post de uma maneira que chame a atenção do público e destacar o que é mais importante no conteúdo.

A organização e a ordem dos elementos através da hierarquia, transmite o conteúdo de forma agradável e leve. Você cria uma experiência tranquila para o usuário e com isso, estabelece uma conexão mais forte com ele, porque quando você entende um conteúdo de forma fácil, é mais provável que aquele usuário goste de acompanhar o seu perfil.

dois exemplos de hierarquia tipográfica


Crie uma experiência de consumo espontânea e confiável

É muito importante utilizar o bom senso quando for divulgar o seu produto ou serviço. Se o seu negócio é voltado para o comércio, com uma grande variedade de produtos, não precisa postar toda hora só os seus produtos. É muito valioso criar conexão com o seu público, olhar para eles mais do que um consumidor.

Entre uma publicação e outra, é importante postar algo mais informativo ou interativo, por exemplo:

  • Contar um benefício do seus produtos
  • Relatar alguma história da sua empresa
  • Depoimentos de clientes
  • Criar posts para interação com o público

E para as publicações de divulgação dos seus produtos ou serviços, merecem um cuidado a mais com a estética. Sempre utilize os elementos da identidade visual para montar posts atrativos e bem chamativos do seu trabalho.

Estimule a interação com a sua marca

E para finalizar, estabeleça uma comunicação amigável com o seu público! Quando você dá atenção para as pessoas que seguem o seu perfil, você abre espaço para receber feedbacks, opiniões construtivas e com isso você pode se beneficiar para criar conteúdos mais relevantes que agradem o seu público.

É interessante separar alguma vez no mês ou a cada período de tempo determinado, para realizar sorteios. Isso gera uma grande empatia com o público e gera muitos compartilhamentos e novas pessoas podem vir a conhecer o seu trabalho por meio disso.

Uma boa maneira para interagir com o seu público além do feed, é nos stories. Crie uma rotina e poste conteúdos mais descontraídos nesse formato. Utiliza enquetes, perguntas, grave os bastidores da sua empresa, caixinha de diálogo, use a sua criatividade para esse formato tão valioso de comunicação.

Se você quer saber o porquê a identidade visual é essencial para o seu negócio leia o nosso post clicando aqui e cresça em conhecimento para alcançar o sucesso na sua empresa.

3 comentários em “Como incluir a Identidade Visual da sua empresa no Instagram”

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