Aprenda a escolher as cores para a sua Identidade Visual

A escolha das cores de uma identidade visual é uma das etapas mais importantes dentro de uma estratégia de Design e Marketing. As cores são responsáveis por chamar atenção do público, transmitir a mensagem da empresa e elas vão aparecer em todos os momentos.

várias paletas de cores na mesa e as mãos de uma mulher escolhendo uma fileira de cor

Quando falamos da decisão de quais cores vão representar uma empresa, não é uma tarefa fácil. Afinal, existe um universo de opções e combinações diferentes.

Mais difícil ainda do que escolher as cores, é fazer com que elas combinem entre si e fiquem harmônicas nas aplicações dos materiais da identidade visual.

Para atingir esse desafio, é necessário seguir métodos eficazes dentro de um contexto. Cada cor tem um efeito sobre as decisões que as pessoas fazem, e isso não é apenas uma ideia, é um fato psicológico e fisiológico.

Você só consegue definir as cores ideias para o seu projeto de identidade visual depois de pesquisar os concorrentes, analisar o comportamento público-alvo e fazer testes para chegar em uma combinação harmônica das cores.

Neste post você vai saber alguns passos e dicas muito importantes para escolher as cores da sua identidade visual e criar uma combinação que atraia mais clientes para a sua empresa.

Pronto para descobrir como escolher as cores certas para o seu negócio? Confira!

A importância das cores para uma marca

Não é novidade para ninguém que as cores estão presentes em todos os lugares. Nas prateleiras do supermercado, outdoors, redes sociais, fachadas de loja, pintura de um estabelecimento, entre outros. Sabendo disso, temos que concordar que a cor tem uma grande influência no consumidor no processo de decisão de compra.

Quando o assunto se trata de identidade visual, as cores têm um papel fundamental, pois com o passar do tempo as cores da identidade podem se tornar mais pregnantes e memoráveis do que o próprio logotipo.

Um exemplo clássico disso é a Maizena.

identidade visual da maizena

A Maizena é uma marca que se tornou tão famosa e bem estabelecida no mercado, que outras empresas de amido de milho começaram a aproveitar dessa reputação para atrair o consumidor. A maioria das marcas de amido de milho começaram a utilizar a cor amarela em suas embalagens para aproveitar a fama da Maizena.

8 embalagens de marcas de amido de milho

Com esse exemplo, podemos perceber o quão importante é o uso das cores e como ela pode induzir a compra do cliente. Tendo consciência disso, é essencial analisar o repertório e os hábitos do público-alvo para fazer uma comunicação assertiva com ele.

Os aspectos estéticos e psicológicos das cores afirmam sua importância na vida das pessoas. A forma de se comunicar por meio delas na área do design é poderosa, pois cada cor provoca um estímulo. A cor é uma ferramenta que transmite ideias, emoções, e pode captar a atenção do público de forma forte e direta, sutil ou progressiva.

Cada cor possui uma sensação diferente. Com estímulos psicológicos certos, as cores acabam determinando reações e sentimentos como tristeza, alegria, apetite, conforto, irritação, e muito mais.

Vamos aprofundar mais nesse assunto no próximo tópico sobre os significado das cores!

O que cada cor significa para as marcas?

Dificilmente uma pessoa compra algum produto ou contrata um serviço, sem ter tido alguma influência sobre ele. Existem alguns fatores que influenciam na hora da compra, varia entre vivências e culturas do consumidor.

Mais do que colocar um bom produto à venda ou oferecer um bom serviço, é necessário saber se comunicar com o cliente. Quando a cor é utilizada de forma correta, pode se tornar grande aliada na decisão de compra, facilitando a forma da cor de se comunicar com o público-alvo.

Agora que você já entendeu a importância das cores, veja o que cada cor significa e como elas podem potencializar o conceito da sua marca.

Vermelho

A cor vermelha é uma das cores mais interessantes e chamativas entre as tonalidades. Ela pode representar paixão, energia e excitação. Mas também está associada ao poder, guerra, raiva, perigo e violência.

É uma cor muito versátil, porque dependendo das cores complementares você pode ter sensações completamente diferentes. Se o contexto da cor estiver dentro de formas suaves e um fundo branco ou mais claro, vai passar uma sensação romântica, amigável, amorosa. Entretanto, se a mesma cor vermelha for utilizada em um fundo preto, com formas pontiagudas e grosseiras, tem um impacto oposto, a sensação vai ser de medo, violência, ódio.

Observe esse exemplo de como as formas influenciam na sensação da cor:

Cor vermelha no texto com a frase: eu quero você, em fundo preto e branco. No fundo branco acompanhado com um ícone de caveira e no fundo branco acompanhado de 3 corações

Muitas marcas que usam vermelho na identidade visual, utilizam muito bem combinações de outras cores para transmitir a mensagem para o público-alvo. O McDonald’s combina o vermelho com amarelo, pois isso desperta apetite nas pessoas. O Youtube combina o vermelho com branco, e isso transmite juventude, descontração e modernidade.

Azul

O azul é a cor que o ser humano está exposto a maior parte do tempo. É a cor mais predominante no planeta Terra, o céu, os mares e é por isso que é uma das cores mais preferidas das pessoas. O azul transmite confiança, estabilidade, paz, honestidade e sensações positivas.

Essa cor é uma ótima escolha para empresas do ramo de saúde e tecnologia, porque traz esse sentimento de confiança, lealdade e profissionalismo. Alguns exemplos de empresas dessa categoria são: Facebook, Dell, Twitter, Ford, Unilever, Gillette, P&G, Oral-B.

Além disso, a combinação de cores é essencial para dar destaque à identidade visual. Então, se o negócio que você está empreendendo não está dentre os ramos citados e você pensou na cor azul para a sua marca, faça um estudo e analise combinações harmônicas com o azul para transmitir a mensagem adequada da sua empresa.

Verde

A cor verde pode transmitir naturalidade, equilíbrio, segurança e inovação. Essa é uma cor muito versátil, pois está presente tanto em empresas de tecnologia quanto em empresas saudáveis e naturais.

O Subway utiliza muito o verde na identidade visual deles, para transmitir a mensagem de comida saudável, natural, sem conservante e artesanal. Já o logotipo do Xbox usa também o verde, mas nesse contexto é associado a tecnologia e inovação.

identidade visual subway
identidade visual xbox

Existem vários tons de verde e isso abre muitas possibilidades para considerar essa cor na criação de uma identidade visual em diversas áreas.

Amarelo

O amarelo pode remeter alegria, otimismo, serenidade e calor. Assim como o vermelho, ele é uma cor quente e na maioria das vezes vai estar acompanhada por um tom mais escuro para dar destaque.

O amarelo também pode despertar o apetite, principalmente em harmonia com outras cores. E é por isso que vemos muitas marcas de comida utilizando essa cor na identidade visual. Um exemplo disso são: McDonald’s, Lay’s, Cheetos, Subway, Burger King e muito mais.

Laranja

O laranja é uma cor vibrante, dá energia, estimula, pode passar sensação de amizade e aventura. Além disso, pode passar uma mensagem de confiança, calma e acessibilidade.

Algumas empresas optaram por utilizar essa cor em campanhas de marketing e até na própria identidade visual para transmitir uma imagem mais moderna e jovem. O maior exemplo disso é o Itaú. Eles utilizam as cores de uma maneira tão sábia e atraente nas propagandas, que muitas vezes a manipulação de imagens, acessórios, roupas e cenário, já é o suficiente para reconhecer a marca sem precisar do logotipo.

identidade visual itau

Roxo

A cor da imaginação, criatividade e espiritualidade. O roxo tem uma história muito interessante, pois foi usada exclusivamente por imperadores, reis e líderes religiosos, ou seja, é uma cor que transmite uma identidade de realeza e devoção. Está associado também a algo misterioso e místico.

O roxo passa uma sensação de poder para o logotipo, é ótimo para marcas que querem se diferenciar dos seus concorrentes e causar uma impressão prolongada no público. 

A Nubank inovou no meio financeiro quando introduziu a cor roxa na sua identidade visual. Até aquele momento não era comum ter um cartão roxo e a Nubank utilizou muito as cores a seu favor para se diferenciar dos concorrentes. Além disso, atraiu um público mais jovem, moderno e liberal.

Preto

Ao escolher o preto para representar a sua marca, você pode transmitir elegância, luxo, poder, autoridade e misterioso. O preto é muito versátil, por conta disso, abre muitas possibilidades para representar vários nichos.

A combinação mais comum nos logotipos usando essa cor é o preto e branco. Um exemplo muito bom de identidade visual usando a cor preta é a Apple. Apesar da Apple usar uma variedade de cores em campanhas de marketing e na divulgação de seus produtos, o logotipo é bem minimalista com a cor preta. Até no site da empresa podemos observar como eles utilizam o preto para trazer autoridade, poder e luxo.

Melhor combinação de cores para identidade visual

A decisão da paleta de cores para a sua marca não é algo tão simples, existem muitas opções e contextos diferentes para serem considerados.

Mas e se eu te disser que tem uma maneira de escolher as cores da sua identidade visual de acordo com 3 fatores essenciais? Pois é exatamente isso que eu vou te mostrar agora.

1. Percepção

  • As cores escolhidas transmitem a percepção desejada?
  • A cor tem a ver com o segmento?

2. Estratégico

  • As cores escolhidas são diferentes o suficiente para colocar a sua marca em outro ambiente?

É interessante as cores manterem uma distância dos concorrentes. O grande desafio é manter a mensagem do produto ou serviço, mas se diferenciar do que já existe.

  • Elas possibilitam oportunidades?

Assim como vimos no exemplo da Nubank, em um mercado que não existia cartão roxo, a empresa utilizou isso a favor deles e abriram uma possibilidade para se diferenciarem. Por isso, é essencial tomar decisões com estratégia e inteligência.

3. Público

  • Há alguma distração possível com o público-alvo da marca?

Deve-se tomar muito cuidado para não gerar confusão na cabeça do cliente. Pois às vezes a escolha errada de cores pode distrair e até espantar clientes em potencial de comprar um produto ou serviço de você.

  • Há algum fator social ou histórico que deve ser considerado?

Agora você já viu ao longo desta leitura que a escolha das cores não pode ser feita de qualquer jeito. É fundamental a decisão correta da paleta de cores da sua marca, para que ela passe os valores do seu negócio e atinja o público certo.

E mais do que isso, é importante levar em consideração os aspectos emocionais e psicológicos de cada cor, considerando o contexto dentro do mercado. Ao alinhar todos esses fatores, você vai ter um caminho assertivo e vai fazer escolhas incríveis para alavancar a sua identidade visual.

7 comentários em “Aprenda a escolher as cores para a sua Identidade Visual”

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